Granola de Caramelo e Maçã Seca... e a minha própria companhia


{scroll down for english version}

Não sou uma pessoa solitária, mas prezo os meus momentos de solitude.



São talvez esses momentos que me trazem a inspiração para escrever ou mesmo a serenidade de analisar momentos e situações que aconteceram ou estarão para acontecer. E aprendi a valorizá-los cada vez mais já que são cada vez mais escassos. São momentos preciosos que saboreio como uma lufada de ar fresco para a vida agitada que toma conta de mim mesmo que não me aperceba.


Chegar de uma aula de ballet e abandonar-me debaixo da água quente do chuveiro, deixar o perfume do óleo de banho invadir-me os sentidos e ouvir a água a correr é algo tão simples mas tão precioso para mim.
E depois do banho e dos mimos todos a que uma rapariga tem direito, vestir o pijama e sentir-me aconchegada para me entregar às minhas leituras favoritas, venham elas dos meus livros místicos ou dos meus blogs inspiradores, ou simplesmente abrir a folha de texto para deixar fluir nas palavras todos os pensamentos que se formam em plena harmonia.



E nestes momentos gosto de aconchegar o estômago com algo que me sacie a fome e a vontade de comer. Por vezes umas torradas quentinhas, outras vezes uma granola com iogurte que me encha de prazer a cada colherada.


Ingredientes

  • 2 chávenas de Flocos de Aveia
  • 1/3 chávena de amêndoa grosseiramente picada
  • 1 maçã
  • 1/3 chávena de sementes de linhaça
  • 3/4 chávena de açucar
  • 3 c. sopa de água
  • 3 c. sopa de creme vegetal
  • 1 pitada de sal
  • Canela a gosto
 

Preparação

1.Cortar a maçã em fatias muito finas na horizontal e dispor num tabuleiro com papel vegetal. Levar ao forno a 90ºC durante cerca de 3 horas.

2. Numa taça juntar os flocos de aveia, a linhaça, amêndoas e sal. Reservar.

3. Num pequeno tacho colocar o açúcar e a água. Levar ao lume médio alto, mexendo sempre, até que fique dourado sem deixar ficar castanho. Retirar do lume, juntar o creme vegetal e mexer até derreter completamente.

4. Rapidamente deitar o caramelo por cima os ingredientes secos e envolver muito bem. Deitar a granola por cima de papel vegetal, espalhando numa camada e levar ao forno a 200ºC por cerca de 15 a 20 minutos, sem mexer e tendo muita atenção para não queimar.

5. Depois de arrefecida juntar a maçã em pedaços.

Receita adaptada daqui

 Bom apetite, Su




Caramel Apple Granola... and my own company

I'm not a loner, but I cherish my moments of solitude.

These are perhaps the moments that bring me the inspiration to write or even the serenity for analyzing situations and moments that have happened or are yet  to happen. And I learned to appreciate them more and more as they are increasingly scarce. These are precious moments to savor like a breath of fresh air in the busy life that takes control even without me realizing it.

Returning home after a ballet class and abandon myself under the shower hot water, letting the scent of the bath oil invading my senses and hear the water running is something so simple yet so precious to me.
And after bathing and all the pampering that a girl is entitled to,  putting my pajamas and feeling cozy, giving into my favorite reading, either from my mystical books of my inspiring blogs, or simply opening the page and let all the words
flow from my thoughts in harmony.

And in these moments I like tucking my stomach with something that quenches my hunger and desire to eat. Sometimes some warm toasts, sometimes a
granola with yogurt that fills me with joy at every spoonful.

Ingredients:

  • 2 cups of old-fashioned oats 
  • 1/3 cup coarsely chopped almonds 
  • 1 apple 
  • 1/3 cup of flax seeds 
  • 3/4 cup sugar 
  • 3 tblspoon water 
  • 3 tblspoon soya butter 
  • 1 pinch of salt 
  • Cinnamon to taste
 

Method

1.Cut the apple into very thin slices horizontally and arrange on a tray with parchment paper. Bake at 90 ° C for about 3 hours.

2. In a bowl combine together the rolled oats, flaxseed, almonds and salt. Set aside.

3. In a small saucepan place the sugar and water. Bring to medium-high heat, stirring constantly, until it turns golden brown without turning to dark. Remove from heat, add the butter and stir until melted completely.

4. Quickly pour the caramel over the dry ingredients and mix well. Pour the granola on top of parchment paper, spread in an even a layer and bake at 200 º C for about 15 to 20 minutes, without stirring, taking care not to burn much.

5. Once cooled add the apple pieces.


Original recipe here

 Bom apetite, Su

17 comentários:

  1. Lindo!

    Estou apaixonada por essa granola.

    Parabéns

    beijinhos

    Sara

    ResponderEliminar
  2. Oi
    Estamos sempre aqui pra copiar as delicias
    e fazer e depois lembra que a prendemos
    a receita neste blog que só tem gostosuras.
    Beijos...
    Lúcia

    ResponderEliminar
  3. Confesso que a granola que tenho comido tem sido um pouco pecaminosa: chocolate e manteiga de amendoim. Mas prometi a mim mesma que quando estar acabasse eu faria uma granola mais saudável. Quem sabe com uma pontinha de inspiração vinda desta, que ficou tão linda :)

    ResponderEliminar
  4. Ando a pensar em fazer uma granola para aqueles momentos em que apetece algo mais guloso...
    Compreendo-te perfeitamente em relação ao estar só. Mas como alguém disse certa vez: "Nunca estamos sós. Estamos sempre connosco mesmos." E isso é muito bom.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ficou linda apetece mesmo leva-la comigo...
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Tem um aspecto delicioso :D Vou guardar a receita, há imenso tempo que não faço granola! :D

    Beijinhos e bom fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  7. Momentos só nossos... são muito importantes e cada vez lhes damos mais valor! Melhoram o osso ego, capacidade de reflexão... Com um bom banho ao meu tempo, um aroma agradável, um pijama quentinho e uma granola assim, sentiria-me uma princesa.

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha, ficou linda com a maça seca, adorei isso e o texto como sempre um beijo

    ResponderEliminar
  9. Está tão lindo o teu blogue. A tua receita está tão deliciosa e como sempre o teu texto deixa-nos a sonhar e a suspirar por uma colherada.

    ResponderEliminar
  10. Ficou maravilhosa, esta granola.
    Bom fim de semana, Susy

    ResponderEliminar
  11. Adorei a sugestão, essa mistura com um iogurte grego deve ficar divina:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  12. Olá Su :)

    Adorei a sugestão! Obrigada pela partilha. Vou levar para fazer mais tarde, pois neste aspecto temos os gostos muito parecidos :)

    Um beijinho e amei o teu blog!!

    ResponderEliminar
  13. Momentos de puro prazer :)
    Como passar cá e ver as tuas fabulosas fotos.
    Adoro granola, sabe tão bem com iogurte e um splash de maple e canela.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Su, também amo e aprecio os momentos de solitude, sabem tão bem!!
    Adorei a granola, nunca fiz mas tenho de experimentar :)
    É uma ótima sugestão para acompanhar a minha taça de fromage blanc.

    Bjinhoos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  15. Excelente aspecto!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  16. hummmm... que boa que essa granola deve ser.. e tens toda a razão quando dizes que os nossos momentos tem que ser especiais pois com o stress diario precisamos recarregar baterias.. :)
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Para mim a granola tem que ser caseira. Como adoro caramelo, experimentei. Não me correu pelo melhor, mas o resultado final é óptimo. Ao verter o caramelo sobre a aveia, formou-se uma bola, impossível de misturar. Não desisti, coloquei no forno e de vez em quando passava com um garfo, à medida que o caramelo derretia e a aveia tostava. Obrigada pela partilha, pela inspiração que é este blog. bjs

    Ana Teresa

    ResponderEliminar

09 10