Aveia no Forno de Morangos e Chocolate Negro... e o tempo que o tempo tem

O Tempo tem muito pouco tempo.   O tempo escasseia de dia para dia e queixamo-nos que não o temos nem escassamente, menos ainda de sobra.



Há um ano atrás um dos meus grandes receios com a viragem que a minha vida estava prestes a sofrer era precisamente o pouco tempo que todos me pareciam condenar vir a ter. E sim, preocupava-me bastante o eterno dilema de que o meu tempo seria ainda menos depois de ser mãe. Com o trabalho, a gestão familiar e com um  bebé, antecipava que o meu tempo iria dissipar-se-me por entre os dedos.



Mas com o tempo – esse mesmo tempo que julgava não ter – descobri que afinal de contas, e para grande assombro de muitos, o tempo tem, tão e somente, o tempo que tem. Nem mais nem menos.

E mais curioso ainda… dei por mim a perceber que o tempo somos, cada um de nós, que o fazemos.



E só agora constato como tanto tempo houve que desperdicei. Hoje sou uma mulher com uma profissão ativa, casada, com um filho e ainda assim consigo encontrar tempo para fazer as coisas que gosto, como o ballet, os meus devaneios culinários ou para ir a um espetáculo belíssimo como o Lago dos Cisnes. E tenho tempo ainda para cuidar de mim, para namorar com o meu marido para estar com os meus amigos.

Mesmo enquanto escrevia este texto, parei várias vezes para me arrastar pelo chão do escritório em perseguições de cócegas com o meu bebé. Porque o tempo é meu e não eu dele.



E se na realidade nada podemos fazer para o incrementar podemos, no entanto, tentar fazê-lo render até ao limite. Nada como poupar tempo de manhã com um pequeno almoço rápido mas delicioso. Um pequeno almoço cheio de nutrientes, fibra e antioxidantes porque com tantas atividades preciso de começar o dia com força e energia. E preciso de ser rápida porque afinal, para além de mim, tenho um filho para alimentar e vestir e o trânsito não espera. É só servir-me de uma porção, aquecer no micro-ondas por um par de minutos e complementar com leite ou iogurte natural. E garanto que é quase como começar o dia com uma sobremesa… o delicioso e decadente chocolate negro derretido que circunda os pedaços de morango ligeiramente ácidos pede-nos para ser saboreado com tempo.



Porque, enfim... o tempo tem tanto tempo quanto tempo… nós decidirmos que tenha.

Ingredientes
  • 2 chávenas de flocos de Aveia
  • 1 c. sopa de açucar mascavado + 1 c. sopa para polvilhar 
  • 1 c. chá de fermento em pó
  • 1 c. sopa de raspa de laranja
  • 1/2 c. chá de sal
  • 1/3 chávena de nozes picadas grosseiramente
  • 1/3 chávena de bagas Goji
  • Morangos fatiados a gosto
  • Pepitas de chocolate negro a gosto (triturei 1/3 tablete de chocolate de culinária)
  • 1,5 chávenas de leite
  • 1/2 chávena água
  • 1 clara de ovo
  • 2 c. sopa de creme vegetal (usei Alpro Soya)
  • 2 c. chá de aroma de baunilha

Preparação

1. Pré-aquecer o forno a 190º

2. Numa taça misturar a aveia, açucar, fermento em pó, raspa de laranja o sal, as nozes, bagas goji, metade dos morangos e metade do chocolate.

3. Noutra taça misturar o leite, a água, a clara de ovo, o creme vegetal e o arome de baunilha.

4. Espalhar os ingredientes secos num tabuleiro de forno e por cima dispor os restantes morangos, nozes e chocolate. Verter a mistura do leite por cima e abanar ligeiramente o tabuleiro para que a mesma se espalhe bem.

5. Levar ao forno por cerca de 30 minutos. No final polvilhar com açucar amarelo e levar ao forno na opção Grill por mais alguns segundos até caramelizar.

6. Apreciar com tempo.
Bom Apetite, Su

16 comentários:

  1. É bem verdade que por vezes perdemo-nos no tempo. E achamos que temos pouco tempo porque não nos sabemos organizar :p
    Nos ultimos dias, depois da mudança da hora, soube-me bem chegar a casa e sentar-me na varanda, a aproveitar os mornos raios de sol enquanto conversava com o Vel. Sim, durante a semana há tempo para estas pausas deliciosas. Porque me consigo organizar. E porque tenho uma grande ajuda do Vel que divide (irmamente!) as tarefas domesticas, inclusivé a tarefa de cozinhar :)
    E este teu pequeno almoço deve ser uma verdadeira delícia, estou mortinha por experimentar. Tenho andado a sumos de morangos com kiwi e menta, mas esta também é uma boa alternativa :)

    ResponderEliminar
  2. Olha, pois foi! Cá está ele... mas o meu já foi da semana passada. Eu nunca ando em dia com as receitas, depende do que escrevo primeiro ;) E já te disse que adoro o teu blog? Só o descobri há relativamente pouco tempo e fiquei completamente viciada... e com muita inveja, confesso! :D

    ResponderEliminar
  3. Como te compreendo!!!Eu tenho 3 pequenos e sei bem que o tempo corre e corre...Sem dar mos por isso já estão mais crescidos e nós acompanhamos ...Sem darmos por isso o tempo passa e resta nos aprender a usá-lo da melhor maneira. De que vale ter tempo se não o aproveitar mos o melhor que conseguirmos? E todos temos tempo, nem que sejam apenas 5 minutos para fechar os olhos e pensar em tudo o que de bom temos!
    Este crumble parece me uma maneira deliciosa de se começar o dia!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Uma sugestão que me parece deliciosa!


    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Cabe-nos a nós fazer do tempo aquilo que mais quisermos e aproveitá-lo da melhor maneira dando-nos aos outros e a nós fazendo aquilo que nos faz mais feliz...

    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Dear Su, I love your being so wise!I’m always afraid that I’d never have enough time, but at the end of the day I lay in my bed grateful for all the things I can do!With this tasty dessert I’m sure that my day will be even better!!!Big hug <3

    ResponderEliminar
  7. Ás vezes admiro-me com a gestão que fezemos do tempo. Lembro-me de uma fase em que andava cheia de trabalho e parecia que tinha tempo para tudo. Talvez porque o excesso de trabalhao me obrigasse a mater-me devidamente organizada para não me perder nos ponteiros do relógio e a aproveitar ao máximo os tempos livres. Hoje, com mais tempo disponivel, dou por mim mais preguiçosa e a não fazer metade das coisas a que me proponho fazer. Estou a precisar de um tempo meditativo, de me reorganizar e reforçar. Enquanto isso vou apreciar devidamente essa sugestão de pequeno-almoço.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Também o meu último post fala sobre o "tempo". Ouvi uma vez uma pessoa dizer que todos nós nascemos nus e com tempo pela frente. O que nos distingue é precisamente o que fazemos com o tempo que temos.
    Que óptima sugestão, como morangos, aveia e chocolate negro, que adoro!

    ResponderEliminar
  9. O mais importante é aproveitar o tempo da melhor maneira, ou da maneira que mais nos satisfaz.
    Óptima sugestão!

    ResponderEliminar
  10. Quando o tempo é ocupado com tarefas de que gostamos, temos tempo para tudo. :) E os dias de sol, de tardes longas, parece que trazem mais tempo com eles.
    Tenho que te dizer que é um prazer visitar o teu blog. Conheço-o à pouco tempo, mas gosto imenso de passar por aqui, ler os teus textos, admirar as fotografias e deliciar-me com as receitas saudáveis e deliciosas que apresentas. Como é o caso desta. Gosto imenso de aveia e já ando à bastante tempo curiosa com a aveia no forno. A minha estreia vai ser com esta tua receita. Morangos, chocolate e aveia, não posso resistir! :) Beijinho

    ResponderEliminar
  11. What a lovely recipe! I loved your blog will become a follower! Kisses and a beautiful week for you!

    ResponderEliminar
  12. Há que fazer o melhor que podemos para rentabilizar o nosso tempo. E, esta sugestão é excelente para começar bem o dia.

    ResponderEliminar
  13. Por vezes perco-me no tempo. Gosto de o apreciar, de o contemplar. Hoje, mais do que nunca lembro-me do tempo em que não o tinha e ainda assim tinha tempo para tudo e mais alguma coisa. Aveia... adoro. Simples, com leite. No forno ainda não experimentei, talvez por falta de tempo :) ou preguiça.

    ResponderEliminar
  14. A mim parece-me que o tempo me foge como grãos de areia entre os dedos! Não me chega, quero sempre mais, mais tempo para o que tem que ser, para o que deve, para o que dá vontade... para o que dá prazer!
    Este post deu-me prazer e fez-me esquecer o tempo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Já experimentei esta receita Su! É de fato um pequeno almoço ou lanche fantástico. Falei de si no meu blogue, espero que goste. Bjs

    ResponderEliminar

09 10